Blog da área de Ciência das Religiões (Grupo Lusófona)
.posts recentes

. Diplomatas de Israel proc...

. Papa Bento XVI resigna, d...

. Manuscritos destruídos sã...

. Opus Dei proíbe 79 livros...

. Ramo português da Igreja ...

. Ortodoxos russos e católi...

. Arqueólogos acreditam ter...

. Proibição da circuncisão ...

. Mulher atacada por ultra-...

. Calendário ecuménico Cele...

.arquivos

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Outubro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Outubro 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

.Google Analytics
Quinta-feira, 30 de Junho de 2011
Rituais de bruxaria em São Domingos deixam moradores preocupados

Alguns moradores do bairro de São Domingos, em Santarém, depararam-se na noite de terça-feira, 21 de Junho, com um cenário de, alegada, bruxaria junto de suas casas. Atrás de umas barreiras de protecção de plástico, perto da praceta Habijovem, os moradores encontraram uma garrafa de vinho deitada, um prato e dois copos de vidro, vários cigarros dentro do prato, uma toalha vermelha e diversas velas derretidas, todas vermelhas. O MIRANTE esteve no local na tarde seguinte e ainda encontrou o cenário descrito pelos moradores num local onde diariamente circulam dezenas de pessoas incluindo crianças.

Uma situação que está a preocupar os moradores - que preferem ficar no anonimato com medo de represálias - uma vez que, dizem, estes “cenários” acontecem “frequentemente”. Os moradores que dizem ter assistido ao “ritual de bruxaria” estão assustados e preocupados sobretudo por causa dos mais novos. “As crianças brincam com regularidade neste espaço e podem pegar nestas coisas por curiosidade. É um perigo fazerem isto num aglomerado urbano como este”, reclama uma moradora.

Os populares desconfiam de quem possa estar por detrás deste ritual e chegaram a colocar um papel na porta do prédio dessa pessoa “avisando-a” para ter “cuidado” com as “bruxarias que anda a fazer”. A PSP de Santarém afirma que não recebeu nenhuma queixa sobre o assunto e que na sua área de intervenção, nos últimos tempos, não tem recebido queixas sobre alegados rituais de bruxaria.

 

Fonte: O Mirante Online

http://semanal.omirante.pt/index.asp?idEdicao=502&id=75714&idSeccao=8203&Action=noticia

sofia s.

publicado por Re-ligare às 14:08
link do post | comentar | favorito
|
2 comentários:
De Anónimo a 1 de Julho de 2011 às 04:16
Não acredito pela descrição do post que seja um ritual de bruxaria. Existe na sociedade uma grande falha de entendimento, legado a época medieval que faz a associação errônea de qualquer prática não cristã com bruxaria. Isto causa grandes problemas para os bruxos tradicionais. Nossa religião é pré-cristã, européia, é pagã, cultua a ancestralidade e é politeísta, além de ser fortemente fundamentada na preservação folclórica e cultural dos povos. Como pode ver bruxaria nada tem relação com conceitos dualistas de bem e mal ou demônios.
No mais, se os moradores "preocupados" se ocupassem de buscar conhecimento antes de preconceituosamente nomear de forma errada uma religião, garantido que seria bem mais proveitoso a eles e a sociedade. Sem contar que por lei, e deixo esta abaixo, discriminação religiosa, seja qual for a prática, é crime, a saber:

Constituição Brasileira, Art. 5º, inciso VI - É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias.

Código Penal Brasileiro, Art. 208 - Escarnecer de alguém publicamente, por motivo de crença ou função religiosa; impedir ou perturbar cerimônia ou prática de culto religioso; vilipendiar publicamente ato ou objeto de culto religioso:
Pena - detenção, de 1 mês a 1 ano, ou multa.
Parágrafo único - Se há emprego de violência, a pena é aumentada de um terço, sem prejuízo da correspondente à violência
De Anónimo a 1 de Julho de 2011 às 04:22
Apenas para salientar, não estou criticando a publicação do post, mas tentando levar um pouco de conhecimento as pessoas sobre oque de fato é bruxaria. Não se pode chamar qualquer prática de feitiçaria como bruxaria, as pessoas confundem muito.

Deixo a indicação de um blog para quem quiser saber mais, as publicações dele são bem coesas e confiáveis, portanto pode ser tomado como fonte de estudo e pesquisa:
http://bruxaria-tradicional.blogspot.com
www.bruxariatradicional.com.br

Comentar post

.Google Analytics
.mais sobre mim
.pesquisar
 
.Fevereiro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
.Fazer olhinhos
blogs SAPO
.subscrever feeds