Blog da área de Ciência das Religiões (Grupo Lusófona)
.posts recentes

. Diplomatas de Israel proc...

. Papa Bento XVI resigna, d...

. Manuscritos destruídos sã...

. Opus Dei proíbe 79 livros...

. Ramo português da Igreja ...

. Ortodoxos russos e católi...

. Arqueólogos acreditam ter...

. Proibição da circuncisão ...

. Mulher atacada por ultra-...

. Calendário ecuménico Cele...

.arquivos

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Outubro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Outubro 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

.Google Analytics
Sexta-feira, 22 de Janeiro de 2010
Cristãos e judeus unidos contra o esquecimento

Cristãos e judeus unidos contra o esquecimento

Comissão bilateral permanente da Santa Sé e o Grão-Rabinato de Israel reuniu em Roma

A comissão bilateral permanente da Santa Sé e o Grão-Rabinato de Israel emitiu esta Quarta-feira um comunicado conjunto, no final de uma reunião de trabalho que decorreu em Roma, de 17 a 20 de Janeiro.

O documento, publicado pela sala de imprensa da Santa Sé, destaca uma intervenção do Pe. Patrick Desbois, na Universidade Pontifícia Gregoriana, que falou sobre o trabalho desenvolvido pelo projecto Yahad-In Unum para localizar e impedir que se esqueçam os locais não identificados da Europa em que tiveram lugar “assassinatos em massa durante a Shoah”.

“A comissão instou as respectivas comunidades religiosas a prestar ajuda e dar a conhecer esta obra tão importante para aprender - com as tragédias do passado – a proteger e respeitar a santidade da vida humana em todos os lugares, para que não tornem a repetir atrocidades semelhantes”, pode ler-se.

Yahad-In Unum foi fundado em Janeiro de 2004 pelo Cardeal Jean-Marie Lustiger, então Arcebispo de Paris, e o Rabino Israël Singer, secretário-geral do Congresso Judaico Mundial. O nome do projecto deriva do termo hebraico e da expressão latina que significam “juntos”.

A comissão bilateral destacou ainda a visita que Bento XVI realizou no passado Domingo à Sinagoga de Roma, onde “reafirmou o compromisso da Igreja Católica no diálogo e na fraternidade com o povo judeu”, condenando “de forma inequívoca o anti-judaísmo e o anti-semitismo”.

Ambas as partes fizeram referência à “catastrófica tragédia do Haiti”, assegurando “as suas orações pelas vítimas e pela recuperação dos sobreviventes”.

No passado Domingo, Bento XVI defendeu que o Vaticano ajudou os judeus, muitas vezes de forma “escondida e discreta”, durante a II Guerra Mundial. O Papa abordou em particular a questão da Shoah: “Como não recordar os judeus romanos que foram retirados das suas casas, diante destes muros, e com horrenda tortura foram mortos em Auschwitz? Como seria possível esquecer os seus rostos, os seus nomes, lágrimas, desespero de homens, mulheres e crianças?”

“Infelizmente, muitos foram indiferentes, todavia muitos, também entre os católicos italianos, sustentados pela fé e pelo ensinamento cristão, reagiram com coragem, abrindo os braços para socorrer os judeus perseguidos e fugitivos, muitas vezes arriscando a própria vida, e merecendo uma gratidão perene”, indicou.

Bento XVI deixou claro que “também a Sé Apostólica desenvolveu uma ação de socorro, muitas vezes escondida e discreta”. “A memória destes acontecimentos deve levar-nos a reforçar os laços que nos unem para que cresçam cada vez mais a compreensão, o respeito e o acolhimento”, assinalou.

A terceira visita do Papa a uma Sinagoga tinha como objectivo consolidar o diálogo e o respeito entre as duas comunidades, procurando ultrapassar as dificuldades que têm surgido neste relacionamento.

 

Fonte: RFM Online

publicado por Re-ligare às 16:49
link do post | comentar | favorito
|
.Google Analytics
.mais sobre mim
.pesquisar
 
.Fevereiro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
.Fazer olhinhos
blogs SAPO
.subscrever feeds