Blog da área de Ciência das Religiões (Grupo Lusófona)
.posts recentes

. Diplomatas de Israel proc...

. Papa Bento XVI resigna, d...

. Manuscritos destruídos sã...

. Opus Dei proíbe 79 livros...

. Ramo português da Igreja ...

. Ortodoxos russos e católi...

. Arqueólogos acreditam ter...

. Proibição da circuncisão ...

. Mulher atacada por ultra-...

. Calendário ecuménico Cele...

.arquivos

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Outubro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Outubro 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

.Google Analytics
Sexta-feira, 26 de Fevereiro de 2010
Videntes de Fátima não deverão ser canonizados este ano
A viagem do Papa Bento XVI a Portugal está em marcha, mas não se prevê nenhum anúncio da canonização dos videntes de Fátima, durante os quatro dias que Bento XVI passa no país. A informação foi dada ao princípio da tarde pelo bispo auxiliar de Lisboa, D. Carlos Azevedo, que coordena a comissão da Igreja Católica para a visita papal ao país, em Maio próximo.

De acordo com este responsável, o processo de canonização dos dois irmãos videntes, Jacinta e Francisco Marto, decorre normalmente em Roma, na Congregação para a Causa dos Santos. Este organismo, do Vaticano responsável pelos processos de beatificação e canonização, foi até há pouco tempo presidido pelo cardeal português José Saraiva Martins.

“Não tem que haver sobreposições”, disse ainda Carlos Azevedo, a propósito de um processo que várias vozes dentro da Igreja já quiseram dar por terminado.

O bispo falava na conferência de imprensa de lançamento da visita, na qual foram apresentados os materiais oficiais – cartaz, logótipo, sítio de internet – e anunciados alguns pormenores sobre os quatro dias portugueses do Papa Ratzinger.

Nos discursos que fará em Portugal, Bento XVI “poderá ou não” fazer referência a temas como o aborto ou os casamentos entre pessoas do mesmo sexo. São “situações perturbadoras da família, que é uma insistência da Igreja Católica”, e sobre as quais a hierarquia católica tem uma posição de defesa “dos mais débeis e de valores”, disse D. Carlos Azevedo. O bispo admitiu que o Papa aproveite algum discurso para reafirmar a doutrina tradicional da Igreja nestas matérias.

Antes das suas viagens, o Papa recolhe sugestões dos episcopados locais sobre temas que estão na agenda pública. Mas, na hora de redigir os discursos, é o próprio que decide quais os temas a abordar.

Quanto a custos, o bispo auxiliar de Lisboa ainda não tem números definitivos. “Estamos a tentar que sejam os mínimos, dada a situação social que o país vive.” Sabe-se para já que a Câmara Municipal do Porto assumiu as despesas com a construção do altar para a missa de dia 14, na Avenida dos Aliados. Em Lisboa, será o patriarcado – com a ajuda de mecenas que estão a ser procurados – a pagar a despesa.

Os custos do hotel em Lisboa que albergará o séquito papal serão repartidos em duas partes iguais, entre o Estado e a Igreja. Da comitiva de Bento XVI farão parte dois portugueses: Manuel Monteiro de Castro, ex-núncio (embaixador) do Vaticano em Espanha e actual secretário do Colégio cardinalício, e o cardeal Saraiva Martins.

No encontro do Papa com o mundo da cultura, no Centro Cultural de Belém (Lisboa), na manhã de dia 12, estará presente a ministra Gabriela Canavilhas, que hoje mesmo, antes da conferência de imprensa, fez questão de comunicar essa intenção. A ministra prometeu também, de acordo com a agência Ecclesia, abrir gratuitamente as portas dos museus e monumentos nacionais no dia da chegada do Papa, 11 de Maio.

No mesmo dia, depois da missa na Praça do Comércio, marcada para as 18h15, grupos de jovens irão para junto da nunciatura do Vaticano em Lisboa cantar enquanto Bento XVI janta.

 

 

Fonte: Jornal Publico Online

sofia s.

publicado por Re-ligare às 16:28
link do post | comentar | favorito
|
.Google Analytics
.mais sobre mim
.pesquisar
 
.Fevereiro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
.Fazer olhinhos
blogs SAPO
.subscrever feeds